quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

sobre a posição do historiador

eu gostava de ter lá estado mas não estive. podia ter sido tudo diferente. hoje podia ter 50 anos. podia viver contigo e com eles. na nossa casa. sentar-me tranquilamente todos os dias numa secretária feita de madeira. repousar sobre o meu sucesso. podia ter desistido de inventar o meu país. escrever duas ou três coisas nostálgicas sobre aqueles dias. mas não estive. o mais importante é que não estive. nasci 6 anos depois. aprendi o que sei na minha casa, na minha escola, no meu agrupamento de escuteiros, nas várias famílias com quem vivi. aprendi coisas importantes no evangelho de joão e pouco na catequese. ouvi nirvana. deixei de comer carne. comovo-me de vez em quando, à noite, com um poema que fale do mar. tenho aparentemente um mundo inteiro por trilhar. e sei que um dia voltarás. e se não voltares encontrar-te-ei, custe o que custar. de que vale comover-me com o passado se o futuro puder ser o que eu quiser.

Sem comentários: