quarta-feira, 19 de novembro de 2008

mykonos - 16 de agosto de 2008



mykonos tem uma chora lindíssima com ruas caiadas de branco e pavimento negro. a maioria das ruas são estreitas e com o piso muito irregular. é um sítio da moda, das altas classes, sobretudo italianas, e da omnipresente comunidade gay. ontem visitámos a paradise beach, completamente atulhada de gente e de bares que debitam house a partir das cinco da tarde. esta manhã fomos a delos, um sítio simplesmente soberbo. são tantas as coisas para apreciar na ilha-museu que o tempo que tínhamos não foi claramente suficiente.











segunda-feira, 17 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

onde está o inverno?



sobre o concerto de sigur rós no campo pequeno, no dia de s. martinho de 2008.
um alinhamento soberbo de duas horas, equilibrado, emotivo, triste e festivo, tudo ao mesmo tempo. como se isso fosse possível.
a melhor utilização da projecção de vídeos que alguma vez vi num concerto de música. gostei sobretudo das câmaras escondidas em diferentes locais do palco.
um público emocionado e respeitador.
um dos melhores concertos que já vi.

há magia naqueles quatro senhores. uma magia simples como tudo o que é belo. uma simplicidade atroz de tão pura e essencial. de tão pouco óbvia que é imediatamente presente no mais fundo de nós. uma linguagem talvez. uma linguagem de um mundo que ainda não conhecemos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

paros - 15 de agosto de 2008



estamos a bordo do velocíssimo seajet 2 a cortar ondas em mar alto. acabámos de sair de paros. chegámos no dia 13 e encontrámos logo um quarto que regateámos por bom preço. o senhor levou-nos até lá e enquanto esperávamos que nos limpassem o quarto, conhecemos um casal de italianos muito simpáticos que nos esteve a dizer quais eram as melhores praias. seguindo o seu conselho rumámos logo para naoussa onde almoçámos. naoussa é uma terra lindíssima à beira de um porto ladeado por uma muralha veneziana. depois fomos de taxi boat para kolimpitres onde passámos a tarde com a areia fina e o mar quente.







terça-feira, 11 de novembro de 2008

naxos - 12 de agosto de 2008



esta manhã visitámos o kastro e o templo de apolo, e voltámos para a praia. é curiosa a presença veneziana nesta ilha. a forma como estes aproveitaram a antiga acrópole e as suas pedras para construir o castelo e as casas em redor. visitámos uma loja de antiguidades espectacular e fomos então para o magnífico templo de apolo, com o seu arco inacabado a derramar sacralidade sobre o mar imenso.





sexta-feira, 7 de novembro de 2008

da sorte

a sorte de sermos amados é mesmo isto. sorte. não merecemos nada disto. o amor é uma graça sem resposta. nunca poderemos retribuir. só amar. ampliar esse amor até ao infinito que ultrapassa as nossas forças.

do nascimento e de um aniversário

não são as emoções que nos fazem chorar. são os gestos mais puros e mais límpidos. num dia tão subtil e frágil, senti a saudade mais funda e a alegria mais simples. afinal de contas, a c. nasceu. que a vida, a vida toda, seja sua. e por trás dos muros e das veredas esconde-se sempre a voz de um amigo. a amizade, que não é mais do que permanência e confiança, não tem fim. não pode ter fim.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

a bordo do romilda, mar egeu - 11 de Agosto de 2008



um homem pára no cimo das escadas
com uma mão apoiada no corrimão
sorri no segundo em que abro os olhos
como pode haver tanta gente a dormir
no chão ondulante deste navio - pergunta
não que eu ouvisse a sua voz
nem a de qualquer outra pessoa que
já passou por aqui e sorriu
mas sinto todas essas vozes
todos esses sorrisos que por aqui
aqueles que foram felizes passaram
porque neste chão neste barco nesta noite
estão todas essas vozes e sorrisos
que numa voz doce sussurram o nome
da liberdade de um abrir de braços
capaz de abraçar o mar e todas as
terras por onde passamos e
nunca ficamos
pois em todas as viagens que
experimentam a liberdade
há uma harmonia de vozes e sorrisos
de corpos deitados no chão da noite
embalados pelo romilda por todos
os navios e comboios que levam os
viajantes que não têm pressa de
chegar
que vão onde o vento os levar
e nesse ser alado repousam as suas
forças para poderem caminhar sorrir
fazer ouvir a voz da felicidade
da alegria de hoje estar aqui
e amanhã nada se poder repetir

porto de ios - 11 de agosto de 2008



já passa da meia noite. estamos no porto de ios e esperamos o barco para naxos que só chega às 3h20. chegámos a ios anteontem. nessa tarde fomos conhecer a fabulosa praia de milopotas com areia dourada, mar tranquilo e sol tórrido. à noite, na praça principal da chora, uma associação de cultura local oferecia comida e vinho enquanto decorria um concerto de música grega. os estrangeiros e os locais adoravam e dançavam mas eu bebi a minha conta de vinho e fomos dormir.